Precisamos de heróis verdes

Com exceção do mês de junho, período das comemorações ambientais, são raras as notícias de boas ações sustentáveis em seu amplo contexto, mesmo que muitos alarmes já estão soando em todo o Planeta Terra, indicando que algo vai mal. Não se encontra uma liderança que consegue manter erguida a bandeira do equilíbrio ecológico para sustentabilidade planetária, porque quando tenta-se fazer isto é tachado como “eco-chato” – apesar de que alguns merecem o título por excluírem-se do problema cobrando posturas dos outros; ou é barrado por métodos políticos nada éticos, chegando a extremos.

Porém, sempre tem aqueles que ultrapassam muitas barreiras e chegam lá, e lutam. Começam desde cedo a mostrar que o que se espera e se deseja da Educação Ambiental é possível. São pessoas que sabem que dá para ser até mais feliz em viver de modo sustentável, um modo mais simples, mais moderado, é aí que reside o equilíbrio que precisamos.

Então, precisamos de mais heróis verdes. Alguns já estão aí para abrir caminho desta nova formação cultural, a de “heróis verdes”, porque se vivemos em um mundo repleto de super heróis, precisamos dos “heróis verdes”, onde estão? Basta procurar um pouco, para encontrar, mas ainda são poucos…