Baleias jubarte precisam de mais áreas protegidas no litoral brasileiro

Um estudo produzido por pesquisadores do Instituto Baleia Jubarte (IBJ) e publicado na revista científica Ocean & Coastal Management mostra que a população de baleias na costa brasileira está em recuperação, mas ainda faltam áreas protegidas para garantir a conservação da espécie.

Os pesquisadores sobrevoaram a costa brasileira e mapearam as populações de baleias e os possíveis conflitos com atividades humanas. Nesse primeiro estudo, são analisados dados de 2000 a 2003, entre Bahia e Espírito Santo. No final do ano, os pesquisadores devem publicar novos dados, ampliando a área do estudo desde o Rio de Janeiro até o Rio Grande do Norte, com dados mais atuais.

De acordo com Márcia Engel, presidente do IBJ e uma das autoras do estudo, há atualmente cerca de 14 mil baleias jubarte. “As baleias passam por um processo muito bonito de recuperação. Elas estão repovoando a costa brasileira, onde foram quase dizimadas”, diz. O principal responsável por essa recuperação é o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, uma área de mais de 90 mil hectares na Bahia que protege recifes de corais, peixes e baleias.