Prefeitura de BH lança certificação ambiental para obras e imóveis

Um programa para certificar construções, prédios e estabelecimentos comerciais preocupados com o meio ambiente foi lançado nesta sexta-feira (1º) em Belo Horizonte. A ideia é premiar, com um selo, iniciativas para reduzir o consumo de água, energia elétrica e dar destinação correta aos resíduos.

Em uma obra em Belo Horizonte, no bairro Santo Antônio, o combate ao desperdício começa na construção. Para poupar energia, o aquecimento das marmitas é a gás. Restos de madeira e entulho são reaproveitados.

A ideia é construir cada imóvel com equipamentos que economizem energia e água. Iniciativas que poderão ser reconhecidas pelo Certificado de Sustentabilidade Ambiental lançado pela prefeitura. A proposta é promover a redução do consumo dos recursos naturais, reciclar os resíduos sólidos e diminuir a emissão de gases que provocam o efeito estufa. É também um incentivo para os empreendimentos construídos para a Copa de 2014.

De acordo com o coordenador-adjunto do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Ecoeficiência da prefeitura, Weber Coutinho, a certificação é para os prédios novos e para os prédios existentes. “Obviamente que os prédios existentes deverão fazer adaptações dos seus sistemas de água, de energia e também do seu sistema de coleta de resíduos sólidos para que se consiga atender os índices estabelecidos pela certificação”, disse. O selo tem três categorias, sendo bronze prata e ouro.