Paraná mede emissões de gases de efeito estufa

O Paraná saberá no prazo máximo de um ano o quanto emite de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera. A Secretaria estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos iniciou nesta quarta-feira (11) a elaboração do primeiro Inventário das Emissões e Remoções de GEE do Paraná.

O inventário de GEE é o levantamento das emissões de diferentes fontes e setores e é fundamental para a sugestão de medidas de redução dos gases de efeito estufa na atmosfera, uma das maiores causas das mudanças climáticas globais. Além disso, o inventário vai fazer o levantamento dos plantios florestais no Paraná que contribuem para compensar o Gás Carbônico (CO2) emitido na atmosfera, possibilitando medir a variação do estoque de CO2.

O secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, assinou o contrato com a empresa ganhadora da licitação para desenvolver o estudo e sugerir propostas para reduzir as emissões desses gases no estado. Os trabalhos iniciados nesta semana têm prazo de um ano para serem concluídos. O Governo do Estado está investindo R$ 850 mil para elaboração do inventário.