Artistas lançam campanha em defesa dos direitos dos povos indígenas

Um grupo de artistas lançou, ontem (22/4), no dia em que foram lembrados os 514 anos da chegada de Cabral, a campanha Tamuaté-aki, para cobrar de políticos e autoridades mais respeito aos direitos adquiridos pelos povos mais antigos do país. “Para você, o Brasil foi descoberto ou invadido?”, questiona a atriz Letícia Sabatella, no início do vídeo de lançamento. “Como será que um índio responderia a essa pergunta?”, pergunta o músico Tony Garrido, na sequência.

Os organizadores lembram que a Constituição de 1988 reconheceu o direito originário dos índios a seus territórios, isto é, um direito que já existia mesmo antes da adoção da Carta Magana. Aponta, entretanto, que o mesmo Congresso que elaborou a Constituição está analisando projetos como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 227 e o Projeto de Lei (PL) 1.610, que, se aprovados, enfraquecerão os direitos desses povos, conquistados democraticamente, de ocuparem plenamente suas terras.

A campanha colocou no ar uma petição que tem a intenção de pedir a todos os parlamentares federais que deem seu apoio aos indígenas e demonstrem sua oposição a qualquer proposta que vise restringir os direitos desses povos. O objetivo é que, com a iniciativa de cada cidadão, o parlamento possa, mais uma vez, garantir que o Brasil seja um país mais justo, mais diverso e mais livre, para todos os povos.