Lixo reciclável é trocado por alimentos orgânicos no México

Que tal trocar materiais recicláveis por frutas, verduras e legumes fresquinhos? Essa é a proposta que a prefeitura da Cidade do México fez aos moradores locais ao criar o Mercado de Trueque. Você não aceitaria?
Trata-se de um mercado de escambo itinerante, que acontece uma vez a cada 30 dias, sempre no segundo domingo do mês, em diferentes regiões do município. Os moradores levam seus recicláveis ao local – são aceitos vidros, papeis, alumínios, garrafas PET, papelões, embalagens longa vida e eletrônicos – e, em resposta, recebem pontos verdes para comprar o que quiserem na feira de alimentos orgânicos que tem ao lado do posto de troca.

A ideia é incentivar a cultura da reciclagem entre a população da Cidade de México – onde já existe até lei para assegurar a separação correta de lixo – e, de quebra, incentivar a agricultura local. Além de escoar a safra com mais facilidade, os produtores lucram com a iniciativa, já que o governo paga um pouco a mais pelos alimentos do que o mercado normal – e, de quebra, a população tem uma dieta mais saudável.