Voluntários Integrados em defesa Ambiental

JOVENS DO PROJETO CAMINHOS DO VELHO CHICO VISITAM O PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA

De 17 a 18 de maio de 2012, os alunos do Projeto Caminhos do Velho Chico- Juventude as Margens do Rio São Francisco, visitaram o Parque Nacional da Serra da Canastra, que abrange parte dos municípios de São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis. A área do Parque Nacional da Serra da Canastra é de grande importância Ambiental, uma vez que apresenta grande diversidade na geologia e na flora. A vegetação do Parque Nacional da Serra da Canastra apresenta cerrados com predominância de campos limpos nas chapadas, comunidades rupestres no setor das serras e matas ciliares ao longo dos cursos d’água. No trecho superior do Rio São Francisco entre as altitudes de 1.000 a 1.500 metros, principalmente onde aparecem as nascentes, a vegetação é de campos limpos, sobre solos rasos e arenosos, que permitem o estabelecimento de comunidades vegetais rústicas. As árvores apresentam características para vegetação de cerrado, sendo de pequeno e médio porte, de cascas grossas e galhos retorcidos, bem adaptadas ao solo pobre e resistentes à seca e ao fogo. A aparência despojada esconde uma biodiversidade impressionante.

A área do Parque Nacional da Serra da Canastra não possui grandes populações de animais, tendo em vista as alterações antrópicas. Mas ainda existem algumas espécies oficialmente declaradas ameaçadas de extinção como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, o tatu-canastra, entre outros.

Para a visitação e conhecimento dos conteúdos acima abordados, foi realizado o seguinte roteiro: 1º. dia Parte Alta da Cachoeira Casca D`anta e Nascente do Rio São Francisco; 2º. dia Parte baixa da Cachoeira Casca D`anta. O grupo estava constituído por 19 alunos e 3 professores e Coordenador do Curso.

O parque foi criado em 1972 e conta com 71.525 hectares. O território é marcado pelos municípios de São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis, no sudoeste do estado mineiro. A área reúne a Serra da Canastra e a Serra das Sete Voltas, com o vale dos Cândidos no meio. A vegetação predominante é composta por campos rupestres, com manchas de cerrado e matas ciliares.