Uma das principais atividades do desenvolvimento econômico e social, um dos pilares da economia nacional e o maior gerador de empregos diretos e indiretos do país hoje, é a indústria de construção civil e nos últimos anos vem se desenvolvendo ainda mais devido ao aumento da população nos grandes centros urbanos. A indústria de construção civil é ainda responsável por grande parte do impacto ambiental causado no mundo, seja pelo consumo de produtos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos. Segundo Silva (2004), do total de resíduos de construção e demolição produzidos em Goiânia, cerca de 80% é gerado por pequenas obras de construção e reforma. Como a cidade ainda não possui um local correto para a destinação final desses resíduos, eles são depositados em lotes baldios, mananciais, municípios vizinhos ou em aterros provisórios construídos pelas próprias transportadoras.
Quando os resíduos são depositados em áreas não apropriadas para a deposição, estes podem gerar sérias consequências para o meio ambiente e altos custos ambientais. Dentre estes custos está o fato de que montes de entulho agregam lixo e se tornam abrigo de vetores transmissores de doenças (ratos, baratas e moscas) e de animais peçonhentos (cobras e escorpiões); dentre outros custos.
A reciclagem seria a melhor opção para reduzir os impactos ambientais causados pelos resíduos de construção civil e construção e demolição. Cerca de 75% do total de resíduos gerados podem ser reciclados ou reaproveitados.