Fundo Clima: R$ 1 bilhão até 2014

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançaram na última segunda-feira, 13 de fevereiro, no Rio de Janeiro, as linhas de crédito do programa Fundo Clima, que apoia projetos de mitigação, adaptação às mudanças climáticas e redução de emissões de gases do efeito estufa. Na ocasião, a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, afirmou que os recursos do novo fundo poderão atingir R$ 1 bilhão até 2014.

O fundo prevê financiamento de máquinas e equipamentos novos e nacionais com maiores índices de eficiência energética, assim como investimentos em energias renováveis – eólicas, biomassa, maré motriz e solar, além de projetos de desenvolvimento tecnológico e da cadeia produtiva desses setores. Resíduos com aproveitamento energético terão apoio a projetos de geração de energia nas cidades-sede da Copa do Mundo ou em suas regiões metropolitanas. A linha também é destinada a investimentos voltados à melhoria da eficiência energética na produção de carvão vegetal.

Os recursos do fundo são provenientes da parcela de até 60% da Participação Especial do Petróleo, recebida pelo Ministério do Meio Ambiente. Os recursos estão divididos em duas modalidades: reembolsável, que será operada pelo BNDES, e não reembolsável, sob gestão direta do MMA.