Nesta terça-feira, uma audiência pública no Auditória Tabocas, do Centro de Convenções, vai discutir as obras contra o avanço do mar em 19 praias da Região Metropolitana do Recife. O evento está marcado para as 9h e foi uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) através da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Entre os temas a serem debatidos está o programa de Recuperação da Orla Marítima de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Olinda e Paulista, que concentram cerca de 30% da população de Pernambuco e 70% dos habitantes da zona costeira do Estado.
O projeto faz parte da política pública de controle dos efeitos causados pelas mudanças climáticas no estado. A audiência é uma etapa obrigatória do processo de licenciamento ambiental e é a forma encontrada pelas autoridades de receber as críticas e sugestões, além de tirar dúvidas da sociedade em relação ao assunto.
As obras devem começar após a conclusão do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) das propostas do programa. A pesquisa está sendo feita pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). De acordo com o documento, a erosão costeira é uma reação da natureza à urbanização. Em Pernambuco, o fenômeno é evidente. Por isso, foi necessário a realização de projetos e investimentos destinados a alternativas para vencer a força das águas, como o uso de pedras com função de quebra-mar, diques, espigões e muros de proteção.