Atropelamentos de animais preocupa Semarh

A secretária de Meio Ambiente, Jacqueline Vieira, faz um apelo para que os motoristas dirijam com prudência nas estradas, pois o número de animais silvestres e domesticados atropelados aumenta muito em julho, época de férias, em que milhares de pessoas viajam pelas estradas goianas. “Motoristas muitas vezes atropelam por não terem condições de desviar dos animais, sobretudo devido à alta velocidade nas estradas”, explica.

Animais nas estradas representam um sério perigo para os motoristas. É comum ver casos de capotamentos e mortes causadas por choques contra animais de médio e grande portes. “A cem quilômetros por hora, o choque com um bezerro representa toneladas de peso incidindo diretamente contra o veículo, o que pode ser fatal”, exemplifica.

Ainda tem o lixo jogado por motoristas na beira das estradas, que também contribui para a mortalidade dos animais. Restos de alimentos e bebidas atraem os bichos para as margens das rodovias, o que aumenta o risco de atropelamentos, além de que estes alimentos e bebidas, muitas vezes, contêm açúcar e outros ingredientes maléficos aos animais.