O Senado do estado da Califórnia (EUA) aprovou nesta quinta uma medida obrigando empresas de utilidade pública a comprar 33% da eletricidade que utilizam de fontes renováveis até 2020. Os defensores da nova lei argumentam que ela vai ajudar a recuparar a economia ao criar novos empregos.
O Senador democrata Joe Simitian afirma que seu projeto de lei, que agora segue para a Assembleia Legislativa, ajudará o Estado a atingir tanto metas ambientais como econômicas.
“É uma medida que pode nos ajudar, em curto prazo, a tornar o ar mais limpo e a mitigar os efeitos das mudanças climáticas. E podemos, desde já, começar a criar os empegos de que o estado precisa desesperadamente”, disse ele durante um debate.
O projeto de lei obteve 26 votos a favor e 11 contra. Os opositores dizem que ele pode aumentar os custos com energia – o que significa contas mais altas para os usuários residenciais e as empresas. O senador republicano Bob Huff afirma que o custo adicional que será incorporado às transações comerciais irá levar mais companhias a transferir os empregos gerados para fora do Estado.