Fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) apreenderam na madrugada desta quinta-feira (12.01), na rodovia entre Barão de Melgaço e Santo Antônio do Leverger 368 quilos de pescado em filés das espécies cachara e pintado. O infrator transportava o pescado, sem documentação, em um veiculo Fiat Strada. A denúncia anônima foi feita na Ouvidoria da Sema. O condutor foi encaminhado à Delegacia Especializado do Meio Ambiente (Dema) onde neste momento presta esclarecimentos e o pescado para a câmara fria, onde foi pesado.
Segundo o coordenador de Fiscalização de Pesca da Sema, Carlos Cesário, varias denuncias já foram feitas na Ouvidoria do órgão contra o homem, conhecido como “Caveira”.
OPERAÇÃO – Também no final da tarde desta quarta-feira (11.01), outros 250 quilos de pescado irregular, foram apreendidos durante uma operação de fiscalização na região do Rio Paraguai, no município de Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá.
Cerca de 20 homens, seis carros, dois barcos e um helicóptero da Diretoria Regional da Sema de Tangara da Serra, Superintendência de Fiscalização de Pesca, Polícia Militar Ambiental de Barra do Bugres, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) participam desde a última terça-feira (10.01) da operação de fiscalização na região.
A operação foi montada a pedido da Diretoria Regional da Sema de Tangará e Polícia Militar Ambiental em razão do grande numero de denuncias registradas na região. O agente ambiental da Sema, Francisco Tadeu Paroli, que acompanha a operação desde o início, já foram apreendidos na região 240 quilos de pescado irregular e vários apetrechos utilizados na pesca ilegal entre eles seis redes, três espingardas, quatro tarrafas, uma canoa e dois arpões. “O pescado, proveniente da pesca depredatória, estava sendo transportado para o município de Barra do Bugres, onde provavelmente seria comercializado”. A operação continua nesta quinta-feira e nos próximos dias.