Uma construção sustentável é aquela projetada para que, no dia a dia, gaste-se o mínimo possível de energia e recursos naturais. Ela começa com a escolha dos materiais, como madeiras reaproveitadas e tintas à base de água, e acompanha toda a execução do projeto. “Sustentabilidade nada mais é do que criar meios para que a nossa existência se sustente sem esgotar os recursos naturais do planeta”, explica o arquiteto Bruno Vargas Yoshino, de São Paulo.
Em casas antigas, que foram construídas quando esse conceito ainda não estava tão difundido, também é possível aplicar técnicas sustentáveis e amigas do meio ambiente. A arquiteta Celina Lago, especialista em Conforto e Edificações Sustentáveis, do Rio de Janeiro, indica manter plantas e flores dentro de casa, pois elas ajudam a refrescar o ambiente, dispensando tecnologias que consomem energia elétrica, como ventilador e ar condicionado.
Quer saber mais? Então confira as dicas verdes dos profissionais. Além de contribuir com a preservação ambiental, a diferença poderá ser sentida no bolso e na qualidade de vida que você vai ganhar. “Afinal, é bem melhor estar num lugar com uma brisa natural, com um ar mais fresco e úmido e iluminado pelo sol do que cheio de lâmpadas fluorescentes e com um ar condicionado seco, que polui as vias respiratórias”, diz Bruno.