A Universidade de São Paulo (USP) planeja dar nas próximas semanas contribuições importantes aos temas que estarão em discussão na Conferência das Nações sobre Desenvolvimento Sustentável, a RIO+20, que será realizada nos dias 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro.
Em abril, o Grupo de Pesquisa em Ciências Ambientais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) lançará o livro Governança da ordem ambiental internacional e inclusão social.
De acordo com Wagner Costa Ribeiro, professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e organizador do livro, a publicação não representa uma posição institucional da USP.
Trata-se, antes, de uma análise de destacados pesquisadores de diversas áreas que integram o Grupo de Pesquisa em Ciências Ambientais do IEA sobre o que se pode esperar da RIO+20. Traz também um balanço da RIO92 (ou ECO-92), identificando as lacunas e os avanços no período entre as duas grandes conferências.
“O livro tem o objetivo de dar uma contribuição para os temas que estarão em discussão na RIO+20, relacionados à governança, inclusão social e economia verde, que são bastante abrangentes, mas que não tratam de questões como a biodiversidade, as mudanças climáticas e os recursos hídricos”, disse Ribeiro à Agência FAPESP.