Manaus sai na frente e convoca a III Conferência Municipal de Meio Ambiente para junho deste ano. O evento, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), acontecerá de 5 a 7 de junho, no Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e visa contribuir para a implementação da política nacional de resíduos sólidos, instituída pela Lei 12.305/2010.
Serão abordados quatro eixos temáticos – Produção e Consumo Sustentável, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Custeio do Manejo dos Resíduos Sólidos. Para cada eixo, será formado um grupo de trabalho para elaboração de propostas. A Educação Ambiental será discutida transversalmente nos quatro eixos.
A secretária da Semmas, Kátia Schweickardt, destaca a importância do evento e lembra que Manaus sai na frente ao convocar a conferência e dar início ao processo de discussão com as instituições envolvidas com a questão dos resíduos sólidos na cidade. Recentemente, ela participou, em Brasília, do lançamento da 4a Conferência Nacional de Meio Ambiente, que tratará do tema Resíduos Sólidos, e pode verificar que Manaus é a primeira capital da região Norte a convocar a sua conferência municipal de meio ambiente e deliberar sobre as proposições feitas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).