Erosão

O fenômeno de degradação e decomposição das rochas ou as modificações sofridas pelo solo devido a variações de temperatura e, principalmente à ação da água e do vento, é chamado de erosão. A erosão também pode ser induzida pela ação humana que acelera esse processo por meio de:
– culturas não adaptadas às características das terras;
– queimadas;
– desmatamento;
– mineração;
– compactação do solo pelo mau uso de máquinas;
– plantio feito de forma incorreta;
– ocupação irregular e não planejada de morros; e
– pisoteio excessivo do gado em pastagens.
Tipos de Erosão:
– Laminar: Arraste de uma camada muito fina e uniforme do solo, sendo a forma mais perigosa de erosão, uma vez que não percebida logo no início, faz-se notar somente quando atinge um grau muito elevado, após descobrir as raízes das plantas.
– Sulcos: formação de valas ou sulcos no terreno, sendo facilmente percebida. Em estágios mais avançados favorece o aparecimento de voçorocas.
– Voçorocas ou Boçorocas: aparecem geralmente nos terrenos arenosos e porosos. Em estágios avançados são de difícil recuperação.

Erosão por Água e Vento:
– Pluvial (ação das chuvas)
– Fluvial (ação dos rios)
– Marinha ( ação do mar)
– Glacial ( ação do gelo)
– Eólica (ação do vento)

Técnicas para Controle da Erosão e Conservação do Solo:
– Marcar as curvas em nível: diminui os efeitos de declividade do terreno. As culturas não devem ser implantadas morro abaixo.
– Terraceamento: construção de obstáculos seguindo as curvas em nível ou não, para reduzir a velocidade das águas que escorrem pelo terreno.
– Capina Alternada: evita que o terreno fique completamente limpo não sendo aconselhável na época da seca deixar o mato sobre o solo, devido a concorrência com a plantação na absorção da água.
– Adubação Verde: consiste no plantio de leguminosas nas entrelinhas de culturas perenes ou em terrenos que irão receber culturas anuais, visando proteger o solo, acumular matéria orgânica e reter a umidade.
– Calagem: incorporação de calcário no solo para melhorar a absorção de nutrientes e agregação das partículas do solo, promovendo melhor infiltração da água.

Problemas Causados pela Erosão:
– Perda de solo pelo arraste de partícula, acarretando queda na produtividade;
– Assoreamento dos cursos d’água (nascentes, córregos e rios);
– Contaminação nas águas por agroquímicos (agrotóxicos e fertilizantes químicos) que são arrastados com partículas do solo;
– Desmoronamento de encostas e taludes (degraus com inclinação determinada para conter a encosta) ou abertura de valetas.

Fonte: Traduzido e adaptado da Internet http://www.epa.gov/