O Núcleo de Educação Ambiental, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Pesca e Secretaria de Educação, está apoiando um projeto inovador do Colégio Estadual Cinamomo. Cerca de 50 alunos estão aprendendo a reutilizar o lixo orgânico (aqueles que vêm do próprio alimento como cascas de legumes) produzindo adubo orgânico para plantar verduras, temperos e plantas.
Tudo começou quando a professora de biologia do colégio, Patrícia Mesquita, começou a desenvolver o projeto “Consumo Consciente”. O objetivo era abrir uma discussão entre os alunos com temas emergentes como, por exemplo, a economia de água, energia elétrica e o reaproveitamento do lixo. O debate gerou nos adolescentes a vontade de colocar em prática o que aprenderam com os temas sugeridos pela educadora.
Cerca de 350 mudas são plantadas pelos jovens com o adubo orgânico. O instrutor do Núcleo de Educação Ambiental Leandro Lima, ensina aos alunos a fazerem a compostagem, ou seja, transformar o que seria lixo em fortificante para a plantação de outros alimentos.
“O mais importante é fazê-los entender que o adubo utilizado vem da casca de cebola, cascas de legumes, pedaço de galhos, entre outros. Desta forma, os alimentos não recebem nenhum tipo de produtos químicos que atingem diretamente a saúde”, conta Leandro.