Prosseguindo com as atividades de educação ambiental em Jaraguari, a Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) de Mato Grosso do Sul, realizou esta semana mais uma visita à Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio. As ações serão realizadas para apoiar o gerenciamento do plano de Resíduos Sólidos Urbanos e no Sistema de Abastecimento de Água, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Vigilância em Saúde e Agricultura e Pecuária do município.
O Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Funasa de MS orienta o apoio oferecido à comunidade. Com 15 assentamentos, uma comunidade indígena e um quilombo (sendo ele o mais populoso), Jaraguari apresenta uma diversidade importante para o desenvolvimento das atividades da Instituição.
“O município tem dificuldades em destinar seus resíduos, com essa parceria pretendemos ajudá-los com isso. O primeiro passo é iniciar a coleta de materiais recicláveis e demais atividades com os alunos da Escola Estadual de Furnas do Dionísio”, ressalta Antonio Vilharva, chefe da Sesam, que esteve em Jaraguari com o técnico Aldírio Sérgio Rodrigues que também participa dos trabalhos.