O Parque Nacional de Aparados da Serra é geologicamente resultado de processos erosivos sobre derrames basálticos que recobriram grande parte do Sul do país. Dando origem uma paisagem ímpar, representada pelos canyons do Itaimbezinho, impressionante fenda de 5,8 km de extensão e paredões de até 600 metros de altura, de onde despencam inúmeras quedas d’água.
Conhecido também como Itaimbezinho, nome de origem tupi-guarani, em que ita significa pedra e aimbe, afiado ou penedo. Ali também se encontra a Fortaleza dos Aparados, assim denominada por seus penhascos que lembram as torres e muralhas de um castelo fortifocado.
Na parte catarinense há montanhas e vales profundos, que recortam a borda do planalto, e do lado rio-grandense predominam coxilhas e vales rasos. As temperaturas em geral são amenas, com as quatro estações quase definidas.
Com temperatura média anual em torno de 16ºC, baixa para o país, a região tem seu mês quente em janeiro, com médias entre 20 a 22ºC. Junho e julho, em contrapartida, são os meses mais frios, com a temperatura frequentemente atingindo 0ºC. Em todas as estações são comuns os nevoeiros. Em questão de minutos, a cerração cobre a área, abrigando-se geralmente no fundo do canyon, devido à diferença de temperatura.
Na floresta com araucária destaca-se, no seu extrato superior, o pinheiro-do-paraná. No extrato imediatamente inferior encontram-se a aroeira, carvalho e pinheiro-bravo.
Nos campos predominam as gramíneas entremeadas com ervas e subarbustos, enquanto na região de floresta pluvial atlântica encontra-se espécies como a maria-mole e cangerana, que atigem até 25 metros de altura.
Alguns mamíferos de porte grande, como o lobo-guará, puma e veado-campeiro, habitam apenas as áreas de mais difícil acesso.
São comuns o ouriço-cacheiro e capivara.
Entre as aves descatam-se o gavião-pato, gavião-pega-macaco e águia-cinzenta, todas ameaçadas de extinção. E ainda o urubu-rei, gralha-azul, cuiu-cuiu, papagaio-de-peito-roxo e curicaca. Completam a fauna os largatos, como teiú e cobras venenosas, como cascavel, urutu e cotiara.