Já se passaram quase duas décadas desde que Brotas despontou como um dos principais destinos de aventura de São Paulo. Naquela época, o rótulo de capital dos esportes radicais não ajudou muito a diversificar o público que se interessava pela cidade. Agora, porém, Brotas vê na Copa do Mundo de 2014 mais uma chance para se firmar nacionalmente e se popularizar também entre aqueles turistas não tão radiciais, mas que podem ser apenas aventureiros ocasionais.
De uma cidade que descobriu seu potencial turístico quase que por acaso – quando precisou de uma alternativa para a instalação de um curtume, que poluiria suas águas, e viu nas numerosas cachoeiras a garantia de desenvolvimento econômico -, Brotas se tornou o primeiro município do Brasil a regulamentar a atividade de turismo de aventura por meio de lei. O próximo passo, neste momento, está sendo dado com o reconhecimento da qualidade de seus serviços.
A cidade do interior paulista tem se destacado no Programa Aventura Segura, do Ministério do Turismo e da Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), e já tem sete operadoras certificadas pelo Inmetro. Na prática, isso significa que os turistas têm mais segurança na hora de se aventurarem pelas muitas atividades oferecidas em Brotas, que incluem desde o tradicional rafting até o recém-estabelecido canionismo.