Cacoal: Coleta Seletiva é entendida para área rural

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Conselho Municipal de Meio Ambiente, entraram em acordo pela necessidade de se criar um calendário para ser realizada a coleta seletiva também na área rural. A coleta seletiva na área rural está sendo realizada todos os sábados. Cacoal conta atualmente com aproximadamente com 40 catadores, pessoas que foram retiradas do lixão, para serem tratadas com dignidade.

Como funciona?

A comunidade rural das linhas se organizam e cada família faz a sua separação. Após, esse lixo ser separado é levado até a sede da Associação, ou em um local definido entre a comunidade, informam a SEMMA, onde deverá ser recolhido e no sábado o caminhão da coleta se dirige a linha para recolher o lixo reciclável.

O que representa?

A coleta seletiva na área rural representa aos catadores um aumento na sua renda financeira, preservação do meio ambiente, haja vista que anterior a essa coleta, todo esse lixo reciclável produzido na área rural, era queimado ou aterrado de forma incorreta, e ainda pouca recursos naturais, para a elaboração de novos materiais.
Neste sábado, 28 de julho, a coleta foi realizada na Linha 12, na Comunidade São Sebastião. O coordenador da comunidade, Magno Salomão, elogiou o trabalho e até ajudou a transportar o lixo para os caminhões, “a iniciativa da prefeitura em trazer a coleta seletiva para a área rural é maravilhosa, pois antes como não tínhamos como nos desfazer desse lixo, nos acabávamos queimando ou enterrando, o que estava prejudicando o meio ambiente”, explicou o coordenador.