25 dicas para uma casa sustentável

No movimento ambientalista e na filosofia ambiental coexistem várias correntes. A edição próxima e recente de dois livros sobre Ecologia Profunda e Ética Ambiental vêm despertar o interesse por estas perspectivas, por cá pouco conhecidas e debatidas.

“Fui para os bosques porque pretendia viver deliberadamente, defrontar-me apenas com os factos essenciais da vida, e ver se podia aprender o que ela tinha a ensinar-me, em vez de descobrir à hora da morte que não tinha vivido”, escreveu Thoreau no seu “Walden ou A Vida nos Bosques”. Thoreau que foi um dos inspiradores da Ecologia Profunda. Como Ralph Waldo Emerson ou, noutros domínios, Aldo Leopold ou ainda Espinosa e o seu Panteísmo, conforme refere Jorge Marques da Silva na sua análise incluída no livro “Éticas e Políticas Ambientais” organizado por Cristina Beckert e Maria José Varandas.

Autores de referência da Ecologia Profunda há três: o fundador Arne Naess, George Sessions e Bill Devall. Este dois últimos, autores de um livro recentemente editado em Portugal, “Ecologia Profunda – Dar Prioridade à Natureza na Nossa Vida”.