Instituto ImaFlora

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA) é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável incentivando e promovendo o manejo florestal e agrícola, ambientalmente adequado, socialmente justo e economicamente viável, utilizando como ferramenta, o treinamento e capacitação e o apoio ao desenvolvimento de políticas públicas.

O instituto ainda conta com vários programas destá área, veja aoguns destaques:
Programa de Certificação Socioambiental Florestal (PCF): Visa avaliar, monitorar e certificar operações florestais que promovem um manejo florestal socialmente justo e ambientalmente adequado de suas propriedades, seguindo os princípios e critérios do Conselho Mundial de Florestas (Forest Stewardship Council – FSC) e com a orientação e metodologia da Rede SmartWood de Certificação (Programa Credenciado pelo FSC). O Programa atinge florestas plantadas e naturais em grande e pequenas propriedades, com produtos madeireiros e não madeireiros (ex. bromélias, castanha do pará e borracha).

Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Políticas Públicas (PPP): Tem como missão apoiar órgãos públicos na formulação participativa de políticas públicas que propiciem um ambiente favorável e incentivem o desenvolvimento de iniciativas promissoras de bom manejo florestal e agrícola e suas estratégias de implementação, através da articulação de ações interinstitucionais que catalisem as potencialidades de diferentes atores.

Programa de Treinamento e Capacitação (PTC): Tem a missão de sensibilizar, treinar e capacitar, representantes dos diversos setores da sociedade, sobre o conceito de certificação e a sua utilização como um instrumento para promover o bom manejo florestal, aprofundando questões conceituais e contextuais através de cursos, eventos e seminários.

Programa de Certificação Socioambiental Agrícola (PCA): Visa incentivar o manejo agrícola socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente adequado, utilizando como instrumento a certificação socioambiental, através da coordenação de desenvolvimento de padrões e processos de avaliação democráticos, independentes e transparentes.

Programa de Estímulo à Certificação (PEC): Sua missão é contribuir para a viabilização econômica do bom manejo florestal e agrícola, estimulando negócios e empreendimentos que utilizem produtos certificados através da geração, levantamento e disseminação de informações sobre mercado, fontes de financiamento e matéria-prima e instituições de apoio técnico e também promover a certificação.

Fonte: http://www.imaflora.org