Comissão externa da Câmara vai acompanhar vazamento de óleo na Bacia de Campos

A Câmara dos Deputados criou na última semana uma comissão externa que vai acompanhar as ações para estancar o vazamento de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, na costa do Rio de Janeiro. A comissão também vai averiguar os danos ambientais e à saúde decorrentes do acidente.

O vazamento de óleo, de responsabilidade da petroleira Chevron, começou no dia 8 de novembro e está sendo investigado pela Polícia Federal, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e pela Marinha, no sentido de identificar, dentro de suas competências, as causas, consequências e responsabilidades pelo vazamento.

A comissão externa foi requerida pelo deputado Dr. Aluízio (PV-RJ). Instituída por ato do presidente da Câmara, Marco Maia, a comissão também é integrada pelos deputados Alessandro Molon (PT-RJ), Delegado Protógenes (PCdoB-SP), Fernando Torres (PSD-BA), Marcelo Matos (PDT-RJ) e Paulo Feijó (PR-RJ).