ADAPTA pretende melhorar o meio ambiente

A importância de preservar o meio ambiente e o património da Trofa, foi o mote para a fundação da Associação de Defesa do Ambiente e Património da Trofa (ADAPTA).

Com 11 anos de vida, a Associação de Defesa do Ambiente e Património da Trofa, que tem como base a preservação do meio ambiente e do património da região trofense, “privilegia o envolvimento com outras associações”, no desenvolvimento de projectos, a nível local, regional e nacional. “Já promovemos iniciativas no âmbito ambiental, e também patrimonial, com o Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens (FAPAS) e o Campo Aberto”, exemplificou Pedro Daniel Costa, presidente desta associação.

Para sensibilizar a comunidade, quanto à importância da preservação do meio ambiente, esta associação tem promovido várias iniciativas como exposições, a participação na ExpoTrofa, a divulgação de artigos na comunicação social e denúncias de atentados ambientais, que possam existir no concelho. Além disso, realizou várias caminhadas, não só com os sócios, para que pudesse sensibilizar “o maior número possível de pessoas quanto ao ambiente e a sua fragilidade”.