O governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou nesta terça-feira um estudo para construção de duas novas barragens no interior paulista –uma forma de não ter de reduzir o envio de água do Sistema Cantareira para a região metropolitana de São Paulo.
Os novos reservatórios serão construídos no rio Camanducaia e no rio Jaguari e aumentarão a disponibilidade de água em cerca de 7.000 litros por segundo, o suficiente para ajudar no abastecimento de cerca de 20 cidades do interior.
O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira durante o 1° Simpósio dos Comitês PCJ, sobre temas ambientais, realizado em São Pedro (SP).
Segundo o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, ainda não há confirmação de quantas famílias serão afetadas com as desapropriações necessárias para a construção das barragens. Os estudos de impacto ambiental também não começaram a ser feitos.
A estimativa é que as obras sejam iniciadas em 2014 e concluídas em 2016. Cerca de R$ 190 milhões devem ser investidos na elaboração de estudos, projetos, desapropriações e obras. A implantação do projeto ficará a cargo do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica).