Alto consumo de energia causa aumento de emissões de gases no efeito estufa

Um estudo da Agência Internacional de Energia (AIE) foi divulgado recentemente. Neste documento, há uma projeção do aumento do consumo energético nos próximos 25 anos e como isto poderá influenciar no aumento das emissões de gases do efeito estufa.

A estimativa feita pela AIE aponta que se não houver mudanças das fontes energéticas atuais, as emissões de CO2 podem ser elevadas em até 20%. Sendo o gás carbônico um dos principais causadores do efeito estufa, este aumento de consumo acarretaria em uma subida de 3,5 ºC na temperatura do planeta.

Para impedir que este cenário se torne real, a AIE sugere investimentos pesados em fontes de energia alternativa. Para que a capacidade de produção renovável, que atualmente é de 13%, suba para 18%, seria necessário subsídio de US$ 250 bilhões durante os próximos 25 anos.

Segundo a AIE, a Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, será essencial para estabelecer novas metas de investimentos em energia limpa, que devem ser feitas em “fontes variadas e sob diferentes formas”.