O status quo não é uma opção, diz WWF

Esta semana, líderes de governos de todo o mundo se reúnem em Nova Iorque (Estados Unidos) para a última rodada de negociações e definir as prioridades para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontece em junho. Essas negociações oferecem a melhor e última oportunidade para influenciar a agenda do encontro.

Um novo texto apresentado pelos co-presidentes do encontro e divulgado hoje (23) orientará os negociadores que se reunirão em Nova Iorque para determinar o nível de ambição que se espera da Rio + 20. O texto será analisado paralelamente a outro documento, o chamado “Rascunho Zero”, cuja primeira versão foi apresentada em janeiro deste ano.

O WWF aplaude algumas idéias progressivas apresentadas para se alcançar o desenvolvimento sustentável, inclusive as importantes conexões que o texto estabelece entre as esferas econômica, social e ambiental, no entanto, a organização acredita que o texto carece de urgência e de objetivos claros e específicos. Carece, também, de linhas de tempo definidas para as ações. Os líderes globais precisam ser mais ambiciosos a respeito do que eles esperam alcançar na Rio+20.