A União Europeia vai lutar para que a Rio+20 alcance “resultados ambiciosos, irreversíveis e que tenham um impacto real’, afirmou nesta quarta-feira o comissário europeu do Meio Ambiente, Janez Potocnik. Em discurso em Bruxelas, Potocnik falou das expectativas da UE para a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável.
Potocnik reconheceu que as negociações serão duras, pois “não há suficiente progresso nem acordo algum no conceito de economia verde e sua iniciada e no desenvolvimento sustentável dentro dos Objetivos do Milênio” da ONU. O comissário destacou o papel-chave que o Brasil terá como país anfitrião: ‘Esperamos que o Brasil tenha grandes ambições para conseguir compromissos concretos e firmes até o ponto de serem irreversíveis’.
Potocnik também minimizou a importância da pouca presença de líderes europeus na Rio+20. Para ele, “a UE falará com uma só voz, clara e forte”. “Os estados-membros sabem que se compartilharmos a mesma mensagem teremos mais possibilidades de sucesso”, destacou.